Como funciona a metodologia Canvas?

Na tradução livre do inglês para o português, Canvas significa tela. Sob essa interpretação pode-se entender o conceito Canvas como um mapa visual, que apresenta uma estrutura fixa a ser preenchida com foco na concepção, planejamento, revisão ou reflexão de um projeto ou dimensão específica. Na prática, em ferramentas usadas de forma objetiva pelos empreendedores e que traduzem alguns conceitos teóricos como inovação, projetos, desenvolvimento de clientes e até mesmo planejamento de carreira. É possível utilizar um Canvas para a criação de um modelo de negócio, com a representação dos processos e estratégias direcionadas à proposta de valor entregue aos clientes, ou uma versão diferente para o planejamento de projetos de inovação, a partir da exploração de uma ideia inovadora com potencial de mercado.

Atualmente existem várias versões do Canvas e a mais conhecida é a Business Model Canvas (BMC), originada da tese de doutorado de Alex Osterwalder, em 2004, e amplamente divulgada no livro Business Model Generation, em 2009. Esta versão proporciona uma visão mais global de desenvolvimento de um negócio, a partir das principais perspectivas comuns ao universo empresarial: clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira. Essa visão sistêmica é exercitada pela análise de nove elementos sugeridos pelo BMC e que representam os principais componentes do planejamento estratégico de um negócio.

Sua aplicação é simples. Por meio de uma linguagem visual comum, as perspectivas e os elementos são expostos interligados em um mapa ou quadro, disposto em um local acessível a todos os envolvidos, o que vai direcionar e facilitar o olhar e a reflexão sob o cenário competitivo do mercado, das expectativas dos clientes e da realidade da empresa. Esse aprofundamento possibilita o desenvolvimento de estratégias, ações, produtos e serviços, que possam potencializar a performance no mercado e contribuir para o alcance dos objetivos.

Entre as vantagens, o destaque vai para a agilidade e clareza no entendimento do negócio. Como os blocos que a compõem estão na mesma pagina, a ferramenta permite uma construção e preenchimento rápidos. Outro diferencial está na sua flexibilidade, facilitando a comunicação, convergindo opiniões e absorvendo mudanças, por meio de um trabalho colaborativo.

Motivando a participação e fomentando um entendimento entre as pessoas, o Business Model Canvas também gera condições favoráveis à inovação. Por isso, é uma alternativa para testar, de maneira rápida, diferentes versões, estratégias e modelos de negócios. A metodologia pode ser aplicada em qualquer tipo de empreendimento, seja para desenvolver um novo negócio, produto ou serviço, para propor uma mudança e reinvenção de um modelo já existente e que não esteja projetando os resultados esperados, ou mesmo para revisar, adequar e construir uma estratégia de atuação no mercado.

Fonte: Passo a Passo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>